Regional Vale do Paraíba | Fesspmesp reúne lideranças em Guaratinguetá, reforça plano de unidade sindical e amplia troca de experiências

Regional Vale do Paraíba | Fesspmesp reúne lideranças em Guaratinguetá, reforça plano de unidade sindical e amplia troca de experiências

A Fesspmesp realizou nesta terça, 23 de junho, mais uma reunião da série de encontros regionais voltados ao planejamento de ações, fortalecimento das entidades filiadas e troca de experiências entre lideranças sindicais. Desta vez, a atividade ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá, sob a recepção do presidente da entidade, Eduardo Ayres.

O encontro reuniu representantes da Regional Vale do Paraíba e abriu espaço para o debate sobre os principais desafios enfrentados pelos municípios, especialmente nas áreas jurídica, política, organizacional e de comunicação sindical. Participaram lideranças das seguintes cidades, em ordem alfabética:

• Aparecida
• Bananal
• Cunha
• Guaratinguetá
• Lagoinha
• Lorena
• Pindamonhangaba
• Potim
• Roseira
• São José do Barreiro

️ PROJETO POLÍTICO E REESTRUTURAÇÃO

O presidente da Fesspmesp, Aires Ribeiro, conduziu uma reflexão sobre a necessidade de reestruturação da Federação e apresentou o projeto político pensado para 2026, com atenção especial ao cenário de 2028, ano de eleições municipais.

“Precisamos estar atentos ao desenho político no Senado, na Câmara dos Deputados e também olhar para dentro. É o nosso voto que coloca essas pessoas lá. Por isso, precisamos de representantes sérios e comprometidos com a causa dos Servidores públicos municipais, que há anos sofrem ameaças aos seus direitos.”

Anfitrião do encontro, Eduardo Ayres destacou a importância de abrir as portas do Sindicato de Guaratinguetá para receber os companheiros da região e fortalecer a organização coletiva.

“Ficamos sempre muito satisfeitos em receber as lideranças da nossa região, ainda mais por uma razão tão especial como esta. Fortalecemos e reciclamos conhecimento com a troca vivenciada, além de conhecer melhor os planos da Federação, dos quais todos nós vamos ganhar muito ao seguir e colocar em prática.”

⚖️ DIREITOS DAS AUXILIARES DE CRECHE

Um dos pontos centrais da reunião foi a participação do Dr. Jamir Menali, procurador da Fesspmesp e da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais). Com mais de cinco décadas de atuação no meio sindical, ele abordou a Lei Federal nº 15.326/2026 e seus impactos no reenquadramento das Auxiliares de Creche, tema comum a diversos municípios.

“O reenquadramento das Auxiliares de Creche exige atenção jurídica, organização sindical e diálogo com os gestores. A lei precisa ser compreendida corretamente para que os municípios construam soluções que respeitem as trabalhadoras, valorizem suas funções e garantam segurança aos processos.”

COMUNICAÇÃO SINDICAL

Daniel Lucas Oliveira, jornalista e diretor da Agência de Comunicação Grita São Paulo, também participou do encontro com uma palestra sobre comunicação voltada ao movimento sindical. Ele destacou a diferença entre comunicação organizacional e comunicação sindical, reforçando que a divulgação feita pelas entidades precisa informar, mobilizar e acolher os Servidores.

“Ao longo desses anos, temos vivenciado na prática o quanto é importante falar, publicar e acolher os trabalhadores por meio das divulgações feitas pelas entidades. O poder de levar informação sobre aquilo que é necessário aos Servidores públicos deve ser valorizado e bem articulado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *