NOVA ODESSA – Perito confirma denúncia do Sindicato na Garagem ao lado de restaurante

Denúncias apresentadas ao Ministério Público pela diretoria do Sindicato dos Servidores de Nova Odessa, liderado pelo companheiro Adriano José do Carmo Rosa, obtêm resultados positivos. Laudo técnico emitido pelo perito da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, An Wan Bing, durante vistoria constata diversas irregularidades na Garagem Municipal que afetam restaurante.
ENTENDA – A entidade denunciou aos órgãos competentes o manuseio e transbordo irregular de lixo nas proximidades do restaurante em que são oferecidos, diariamente, cerca de 500 almoços aos Servidores. Ao lado do local o odor dos resíduos oriundos dos caminhões de lixo interfere diretamente no apetite e compromete a segurança e higiene sanitária dos alimentos ali manuseados.
CONSIDERAÇÕES – De acordo com o documento (veja o laudo na íntegra), por meio de perícia realizada no dia 28 de julho, a gravidade dos fatos é ainda maior do que a denúncia oferecida pelo Sindicato. Pois mesmo sem encontrar despejo o perito considerou a lavagem dos caminhões como mais nociva e com maior potencial de contaminação, devido sua proximidade e localização.
Pra piorar, a limpeza dos veículos é feita com produtos de alto teor químico, e, ao serem borrifados, alcançam as dependências do restaurante, localizado exatamente na mesma direção, ao fundo (cerca de 15 metros), e pode causar contaminação. Destacou também a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) na lavagem, irregularidades no compressor e falta de manutenção na bomba d’água.
Adriano declara: “O trabalho de base, realizado pela nossa entidade, tem conquistado grandes avanços na defesa dos Servidores. Uma cidade que se diz “verde” precisa se preocupar inicialmente com o básico e respeitar ao menos o momento da refeição. Nossa luta é para preservar a saúde e integridade dos Servidores e a Procuradoria confirmou nossa reivindicação. Novas perícias virão!”.